segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conselho Municipal de Educação Promove homenagem aos professores


O Conselho Municipal de Educação de Itabuna, em parceria com a Secretaria de Educação, Presenteia os educadores da Rede Municipal de Ensino promovendo no dia 27 de outubro, palestra com o professor Hamilton Werneck, renomado escritor conhecido nacional e internacionalmente, ainda em comemoração a passagem do dia do Professor.

Leia mais...

COMUNICADO URGENTE!


O Conselho Municipal de Educação, por motivo extremamente superior, não mais realizará no dia 27 de outubro o II Fórum de Educação.

Leia mais...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lançamento do "Pátria Amada"

Vídeo institucional de lançamento do Programa Pátria Amada, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Itabuna.

Leia mais...

Hino Oficial do Município de Itabuna

Hino Oficial do município de Itabuna - BA, escolhido por votação no ano de 2010. Ouça abaixo:

Leia mais...

Quem nunca ouviu falar em dona Enedina?


Enedina Pereira da Silva, 100 anos, todo dia, desde junho, sai de casa para estudar. Ela é aluna do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), em Ilhéus.
Ela conta que trabalhou a vida toda como doméstica ou quebrando cacau, nas roças do sul da Bahia. Agora, fala com entusiasmo das primeiras experiências como estudante. “Nunca peguei num lápis e agora estou escrevendo com caneta”.
Esforço - Na escola, é admirada pela disposição. Enedina Silva ainda faz todos os serviços de casa e se alimenta bem. “Em vez de café da manhã, todo dia bato um bom prato de feijão”. Após o almoço, gosta de descansar  vendo televisão, mas seu aparelho quebrou.
Enedina Silva nasceu na Fazenda Ventura, em Itabuna, em 1909. Aos 7 anos, perdeu os pais e foi morar com parentes, no distrito de São João do Panelinha, em Camacan. Ela  diz que namorou muito, mas não se casou. Engravidou aos 39 anos do único filho, Lourival Rodrigues dos Santos, de 61 anos, mas o companheiro, Júlio Rodrigues dos Santos, a abandonou.



Leia mais...

Ensino Fundamental regular no Brasil - Modalidades: Ciclo x Série


Clique na imagem para ampliá-la.

Leia mais...

CME promove formação de conselheiros da Câmara do FUNDEB


O conselho Municipal de Educação de Itabuna, promoveu no dia 5 de outubro, um curso de formação para conselheiros municipais da câmara do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, no intuito de fornecer a estes, a oportunidade de aperfeiçoamento teórico-prático, visando fortalecer ainda mais a atuação desta câmara. Estiveram ministrando o curso, o economista Wendell e o professor de contabilidade Heyder.




Leia mais...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Resolução 07/2010 CNE/CEB - Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos


Consulte abaixo a Resolução 07/2010 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Clique no link abaixo para fazer o download:

http://www.4shared.com/document/bxL2hLQf/rceb007_101.html

Leia mais...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lei de Criação do Sistema Municipal de Ensino de Itabuna


Lei nº 1.968, de 16 de outubro de 2005. Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


Leia mais...

Prorrogado prazo de entrega de Documentação para Autorização ou Renovação de Autorização de Funcionamento das Unidades Escolares da Rede Municipal de Itabuna


O Conselho Municipal de Educação de Itabuna prorrogou para até o dia 30 de novembro o prazo  de entrega da Documentação para Autorização ou Renovação de Autorização de Funcionamento das Unidades Escolares da Rede Municipal de Itabuna. Vale lembrar que o processo de análise da documentação das escolas segue por ordem da data de entrega.

OBSERVAÇÃO: 

  • Escolas da Rede Pública Municipal: Autorização ou renovação de autorização de Funcionamento de Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
  • Escolas da Rede Privada de Ensino de Itabuna : Autorização ou renovação de autorização de Funcionamento de Escola de Educação Infantil .

As Técnicas pedagógicas do CME, Roseane Barreto e Norma Clara analisam a documentação das escolas em tramitação no CME

Leia mais...

Conselho Municipal de Educação de Itabuna Lança Selo Qualidade Escola Legal


RESOLUÇÃO CME Nº 072/2011

              “Institui sobre a criação do SELO QUALIDADE/ESCOLA LEGAL e dá outras providências.”


O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA, no uso das suas atribuições legais, oficializa através da presente Resolução, a criação do Selo Qualidade/Escola Legal, conferido às Escolas de Educação Infantil, pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Itabuna – Bahia, em conformidade com a Constituição Federal/1988 nos seus artigos 206, inciso VII e 209, inciso II, Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB nº 9.394/96, artigo 11, incisos I, III, IV, Diretrizes Curriculares Nacionais de  Educação Infantil, Indicadores da Qualidade na Educação – MEC, com fundamento na Campanha Escola Legal do Ministério Público Salvador-Ba em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Conselho Estadual de Educação da Bahia e Resoluções CME Nº OO2/99, Nº 004/00, Nº 031/06,  Instrução Nº 01/2008.

RESOLVE:

Art. 1º - Fica criado o “Selo Qualidade/Escola Legal” como reconhecimento público de valorização de políticas pedagógicas, que promovam à melhoria da qualidade da educação.

Art. 2º - O “Selo Qualidade/Escola Legal” será conferido bianualmente, a partir de 2012, pelo Conselho Municipal de Educação – CME às Escolas de Educação Infantil pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Itabuna – BA.

Art.3º Compete a Comissão Permanente de Avaliação Escolar – COPAE/CME, responsável pelo acompanhamento das políticas propostas e desenvolvidas no âmbito das escolas do Sistema Municipal de Ensino de Itabuna, estabelecer no prazo de até 40 dias, os critérios para reconhecimento do Selo Qualidade/Escola Legal com base nas seguintes dimensões:

I.            prática pedagógica  e ensino aprendizagem;
II.         gestão escolar;
III.      formação e condições de trabalho dos profissionais da escola;
IV.      espaço físico escolar.

§1º - Os critérios a serem constituídos integrarão um Anexo Único da presente  Resolução.
§2º - Para acompanhamento  e avaliação dos aspectos definidos  nos incisos I, II, III IV,  serão realizadas  visitas às escolas e expedição de relatório descritivo  pela COPAE.  

Art. 4º - O Selo Qualidade/Escola Legal será conferido as Unidades Escolares de Educação Infantil, que cumprirem em pelo menos 80% de todos os critérios estabelecidos no Anexo Único desta Resolução.
Parágrafo Único – Terão direito ao Selo Qualidade/Escola Legal todas as escolas de Educação Infantil pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Itabuna – BA, que cumprirem o que determina o caput deste artigo.

    Art. 5º - Constitui condição sine-qua-nom ao recebimento do Selo Qualidade/Escola Legal, as Escolas de Educação Infantil devidamente credenciadas junto ao Ministério da Educação – MEC e autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação – CME.

  Art. 6º - Para obter o Selo Qualidade/ Escola Legal, a Unidade Escolar deverá encaminhar ofício de solicitação ao Conselho Municipal de Educação – CME, com  exposição de motivos, justificando o mérito de obtenção da honra.

 Art. 7º -O Selo Qualidade/Escola Legal será conferido às Escolas de Educação Infantil  através de Certificado com  marca expressa  do Selo criado pelo CME de Itabuna – BA.

 Art. 8º - A presente Resolução foi aprovada pelo Conselho Pleno e entrará em vigor  no prazo de 60 dias após  sua publicação.




Conselho Municipal de Educação de Itabuna – BA
11 de maio de 2011.


Maria Lúcia Tourinho Bittar Santos
Presidente do CME de Itabuna

Leia mais...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Conselho Municipal de Educação Realiza 2ª Edição da Comenda Anísio Teixeira


O Conselho Municipal de Educação de Itabuna realizará no dia 18 de Outubro de 2011, às 19:00 horas, no Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna - FTC, Sessão Solene de entrega da Comenda Anísio Teixeira.  Neste evento, personalidades do cenário da educação pública do nosso município serão homenageadas.
A Comenda é inspirada no grande educador baiano Anísio Teixeira, principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século XX. A solenidade que é realizada bianualmente, busca reconhecer o trabalho, compromisso, dedicação e competência de pessoas que contribuem para a melhoria da qualidade social da educação.
O evento contará com a participação de educadores da redes, Municipal, Estadual e Privada, além de outras autoridades do contexto educacional do município de Itabuna.

Leia mais...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITAS

contador de visitas

VISITANTE ONLINE

  ©Conselho Municipal de Educação de Itabuna - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo